SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03O laboratório didático a partir da perspectiva da multimodalidade representacionalArguments for the definition of the ICT skills for prospective teachers: university student perception about the role of teachers of mathematics in secondary índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

BRETONES, Paulo Sergio  y  COMPIANI, Maurício. Evolução conceitual de professores sobre o movimento diário da esfera celeste. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.03, pp.735-755. ISSN 1516-7313.

Este é um estudo sobre a elaboração do conceito de movimento diário da esfera celeste por um grupo de professores de Ciências e Geografia de 5ª a 8ª séries, participantes de um curso de Astronomia. Os resultados baseiam-se, sobretudo, na análise de suas respostas às perguntas das avaliações e em registros de aulas do curso. Discutem-se: a relação entre as respostas dos participantes, seus relatos sobre suas observações, e o desenvolvimento de conteúdos referentes ao movimento de constelações. Apresentam-se as elaborações de sequências da evolução conceitual do grupo e sua relação com a prática e a teoria trabalhadas no curso. Tais elaborações revelam os princípios relacionados à observação do céu: relação da altura do polo celeste com a latitude geográfica, obliquidade, continuidade do movimento, circularidade, tridimensionalidade e ciclicidade. O estudo sugere que esses princípios, usados como guias heurísticos, seriam úteis para o ensino da observação do céu.

Palabras clave : Astronomia; Formação de Professores; Evolução Conceitual; Ensino de Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )