SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue04O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciênciasHistória do uso do livro didático universitário: o caso do Instituto de Química da Universidade de São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; AGUIAR JUNIOR, Orlando  and  CARO, Carmen Maria de. A formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.04, pp.855-871. ISSN 1516-7313.

Este trabalho sistematiza reflexões que orientaram a produção de texto didático de ciências de modo a encorajar os estudantes a desenvolverem conceitos científicos fundamentais. Apoiamo-nos em Vygotsky e Bakhtin para afirmarmos nossa convicção de que os sentidos das palavras não se resolvem em glossários, mas por meio de seu uso em contextos sociais específicos. Apresentamos exemplos, extraídos do texto didático, de estratégias elaboradas com o intuito de se estabelecerem pontes entre os sentidos pessoais, presentes no cotidiano dos estudantes, e os conceitos científicos, com significados mais estabilizados.

Keywords : Livro Didático; Formação de Conceitos; Socioconstrutivismo; Linguagem e Cognição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )