SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número04O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciênciasHistória do uso do livro didático universitário: o caso do Instituto de Química da Universidade de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; AGUIAR JUNIOR, Orlando  y  CARO, Carmen Maria de. A formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.04, pp.855-871. ISSN 1516-7313.

Este trabalho sistematiza reflexões que orientaram a produção de texto didático de ciências de modo a encorajar os estudantes a desenvolverem conceitos científicos fundamentais. Apoiamo-nos em Vygotsky e Bakhtin para afirmarmos nossa convicção de que os sentidos das palavras não se resolvem em glossários, mas por meio de seu uso em contextos sociais específicos. Apresentamos exemplos, extraídos do texto didático, de estratégias elaboradas com o intuito de se estabelecerem pontes entre os sentidos pessoais, presentes no cotidiano dos estudantes, e os conceitos científicos, com significados mais estabilizados.

Palabras clave : Livro Didático; Formação de Conceitos; Socioconstrutivismo; Linguagem e Cognição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )