SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número04A formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticosConhecimento, realidade e ensino de física: modelização em uma inspiração bungeana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SOUZA, Karina Aparecida de Freitas Dias de; MATE, Cecília Hanna  y  PORTO, Paulo Alves. História do uso do livro didático universitário: o caso do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.04, pp.873-886. ISSN 1516-7313.

Os livros didáticos, ao promoverem a circulação de ideias, valores e comportamentos desejados em determinados períodos, constituem importante ferramenta no levantamento da história de uma disciplina. Propõe-se investigar, nesse contexto, qual foi e qual é o papel dos livros didáticos na formação profissional em química, e que lugar eles vêm ocupando na dinâmica das salas de aula, tomando como locus de pesquisa uma importante universidade pública brasileira. Considerando-se fundamentos da história oral, foram entrevistados seis professores, cuja formação e atuação docente ocorreram em diferentes períodos da história da instituição. Os depoimentos sobre o papel do livro didático em suas vidas acadêmicas, como alunos e docentes, permitiram observar diferentes tendências - desde o período em que o ensino de química permaneceu centrado na figura do professor até a recente opção pela adoção de um único livro didático como guia para o desenvolvimento de uma disciplina.

Palabras clave : Livros didáticos; Universidade; História da educação química.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )