SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número04História do uso do livro didático universitário: o caso do Instituto de Química da Universidade de São PauloUn fenómeno, dos teorías: una elección para la resolución de problemas en física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

MACHADO, Juliana  e  CRUZ, Sonia Maria Silva Corrêa de Souza. Conhecimento, realidade e ensino de física: modelização em uma inspiração bungeana. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.04, pp.887-902. ISSN 1516-7313.

Neste trabalho procurou-se aprofundar uma reflexão epistemológica sobre a dinâmica da construção de modelos na produção do conhecimento científico, a partir de uma perspectiva epistemológica realista crítica e, a partir desta reflexão, propor uma forma de entender a modelização no ensino de Física, baseada nesta concepção. Pela profundidade da análise dos modelos que desenvolveu e, também, pela compatibilidade de suas concepções com o contexto da presente pesquisa, utilizaremos a teorização proposta por Mario Bunge como referencial para desenvolver estas reflexões. Buscando transpor as considerações deste autor para o contexto do ensino e, também, articulando-as com outras discussões consistentes sobre a construção de modelos no ensino de Física, apresenta-se um entendimento sobre a modelização em sala de aula a partir de uma inspiração bungeana. A modelização, nesta perspectiva, tem um enfoque na exploração do aspecto processual da Ciência, em particular, da relação entre as teorias científicas e a realidade.

Palavras-chave : Modelização; Ensino de Física; Realismo Crítico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )