SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número04Criação compartilhada de um jogo: um instrumento para o diálogo sobre sexualidade desenvolvido com adolescentesEstudo do processo de desertificação na Caatinga: uma proposta de educação ambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

BEZERRA, Darci Ordonio dos Santos  y  OLIVEIRA, Haydee Torres de. Impactos socioambientais no Rio Paraguai, Cáceres, Mato Grosso, Brasil: percepção dos pescadores da Colônia Z - 2. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.04, pp.957-973. ISSN 1516-7313.

Este artigo trata da análise da percepção dos pescadores cadastrados na Colônia Z-2 sobre os impactos socioambientais associados à degradação do rio Paraguai, na zona urbana de Cáceres, Mato Grosso, Brasil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para o levantamento das percepções dos pescadores e a interpretação dessas respostas. Com base na interpretação da percepção ambiental dos entrevistados, observa-se que os impactos citados provocam: mudanças nas margens do rio, na biodiversidade e no estoque pesqueiro; o assoreamento do leito do rio provocado pelo desmatamento das margens para atividade agropecuária; erosão das margens causada pelo movimento de grandes embarcações de turismo e transporte de soja, e o descaso das autoridades. Conclui-se que os profissionais da pesca de Cáceres estão sensibilizados com as ações predatórias no rio Paraguai e apresentam potencial para lutar por uma melhor qualidade de vida quando sugerem um trabalho coletivo que una interesses e coparticipação.

Palabras clave : Percepção; Degradação Ambiental; Rio Paraguai.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )