SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número04Impactos socioambientais no Rio Paraguai, Cáceres, Mato Grosso, Brasil: percepção dos pescadores da Colônia Z - 2Leitura de textos originais de cientistas por estudantes do ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

ARAUJO, Cristina de Sousa Felizola  e  SOUSA, Antonio Nóbrega de. Estudo do processo de desertificação na Caatinga: uma proposta de educação ambiental. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.04, pp.975-986. ISSN 1516-7313.

As restrições físicas e químicas dos solos do semiárido nordestino, bem como a exploração intensiva dos recursos naturais e o super pastoreio tornam a Caatinga vulnerável à desertificação e à ameaça de extinção de espécies nativas, a exemplo do mororó. A introdução da Educação Ambiental na escola é importante na medida em que o educador e a escola conhecem o aluno e sua comunidade; desenvolvem temas ambientais que possam criar uma interação entre o ensino e o cotidiano dos estudantes, adotam livro didático que apresente preocupações com questões ambientais, e, também, atraem professores de outras disciplinas para se engajarem em projetos interdisciplinares. O presente artigo teve o objetivo de investigar o desmatamento do vegetal mororó na localidade de Mororó do Hermínio, no Cariri paraibano, e propor temas ambientais que possam ser aplicados em aulas de Ciências e Química.

Palavras-chave : Semiárido; Educação Ambiental; Caatinga.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )