SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue04Leitura de textos originais de cientistas por estudantes do ensino superior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

JORGE, Juliana; ESCOLANO, Ângela Coletto Morales  and  CASSIOLATO, Ana Maria Rodrigues. Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.04, pp.1015-1025. ISSN 1516-7313.

Resumo: Muitos professores buscam, em textos jornalísticos, revistas ou jornais, matérias com conteúdo científico para utilizarem como material de apoio em classe. Será que o conteúdo científico contido nesse material é, realmente, aproveitável? O discurso utilizado pelos jornalistas promove o conhecimento científico sobre os assuntos que discutem? Assim, este trabalho teve por objetivo analisar, quanto ao conteúdo científico, didático e acessível, matérias das revistas semanais de conteúdo geral mais lidas do país, Veja e Época, publicadas em 2008, com o tema Meio Ambiente. Os resultados permitiram concluir que os textos apresentados pela revista Veja promovem um discurso científico aproveitável do ponto de vista didático, podendo ser utilizados em sala de aula como material de apoio e complementar pelos professores.

Keywords : Didaticidade; Laicidade; Cientificidade; Análise de Texto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )