SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

GEHLEN, Simoni Tormöhlen; MALDANER, Otavio Aloisio  y  DELIZOICOV, Demétrio. Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.01, pp.01-22. ISSN 1516-7313.

Parte da pesquisa em Educação em Ciências tem se apoiado de forma significativa nas ideias de Freire e Vygotsky para configurar novas propostas curriculares. Destacam-se as propostas abordagem temática freireana e Situação de Estudo, balizadas, respectivamente, pelos pressupostos de Freire e Vygotsky. O objetivo deste trabalho consiste em analisar o processo de desenvolvimento das propostas em sala de aula, em que a abordagem temática freireana tem como base os momentos pedagógicos, enquanto a Situação de Estudo também apresenta determinadas etapas. Sinaliza-se que há complementaridade entre as propostas, em que as etapas da Situação de Estudo - problematização, primeira elaboração, função da elaboração e compreensão conceituai - , que configuram o processo da significação conceitual, contribuem no contexto dos momentos pedagógicos, uma vez que a organização do conhecimento pode ser potencializada seguindo as etapas da significação conceitual abordadas pela Situação de Estudo.

Palabras clave : Situação de Estudo; Abordagem Temática Freireana; Paulo Freire; Vygotsky.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )