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Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

PEREIRA, Alexsandro Pereira de  y  OSTERMANN, Fernanda. A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.01, pp.23-39. ISSN 1516-7313.

Este artigo apresenta uma introdução à aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch. Um primeiro pressuposto da aproximação sociocultural é a noção de que a "ação mediada" é a unidade de análise. A partir dessa perspectiva, a ação humana tipicamente emprega ferramentas culturais, ou meios mediacionais, que são fornecidos por um cenário sociocultural particular. O uso concreto dessas ferramentas culturais envolve uma "tensão irredutível" entre agentes ativos e itens como computadores, livros, linguagem, entre outros. O objetivo do presente trabalho é apresentar a aproximação sociocultural de Wertsch como possível referencial teórico para o ensino de ciências e para as pesquisas nessa área.

Palabras clave : Wertsch, James V; Ensino de Ciências; Referencial Teórico Sociocultural.

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