SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue01A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciênciasAs ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

SILVA, Fernanda  and  CUNHA, Ana Maria. Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamental. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.01, pp.41-54. ISSN 1516-7313.

Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, e se propôs a investigar as representações sociais dos professores de ciências de 5ª a 8ª séries sobre o "método científico" e os efeitos dessas representações em suas práticas docentes. O referencial teórico metodológico utilizado foi o das representações sociais, na perspectiva moscoviciana. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram questionários e entrevistas. A análise de um e outro instrumento aponta uma prevalência de representações construtivistas, embora com algumas incoerências. Em relação aos efeitos que essas representações surtem nas práticas dos sujeitos, a nossa conclusão é de que isso não aconteceu de forma significativa. De maneira geral, os professores pesquisados avaliam como vantajosa a utilização dessa metodologia no ensino de ciências, justificando não a utilizarem em função de algumas dificuldades operacionais e, mesmo, de formação inadequada para fazê-lo.

Keywords : Método Científico; Ensino de Ciências; Representações Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )