SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciênciasAs ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SILVA, Fernanda  y  CUNHA, Ana Maria. Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamental. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.01, pp.41-54. ISSN 1516-7313.

Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, e se propôs a investigar as representações sociais dos professores de ciências de 5ª a 8ª séries sobre o "método científico" e os efeitos dessas representações em suas práticas docentes. O referencial teórico metodológico utilizado foi o das representações sociais, na perspectiva moscoviciana. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram questionários e entrevistas. A análise de um e outro instrumento aponta uma prevalência de representações construtivistas, embora com algumas incoerências. Em relação aos efeitos que essas representações surtem nas práticas dos sujeitos, a nossa conclusão é de que isso não aconteceu de forma significativa. De maneira geral, os professores pesquisados avaliam como vantajosa a utilização dessa metodologia no ensino de ciências, justificando não a utilizarem em função de algumas dificuldades operacionais e, mesmo, de formação inadequada para fazê-lo.

Palabras clave : Método Científico; Ensino de Ciências; Representações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )