SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamentalDa psicanálise ao ensino de ciências: o "desejo do docente" e o "professor como um lugar" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

HARRES, João Batista Siqueira et al. As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.01, pp.55-68. ISSN 1516-7313.

Considerando as ideias dos alunos componente importante na formação de futuros professores, apresenta-se uma revisão de pesquisas que implementaram estratégias curriculares inovadoras para promoção da evolução do conhecimento profissional. A análise centrou-se na consideração da existência e do uso didático das ideias dos alunos em 18 artigos publicados, entre 1995 e 2005, nas principais revistas internacionais (em língua inglesa) da área. São apresentadas as características destas pesquisas em termos da metodologia, contexto e perspectiva teórico-prática das abordagens curriculares formativas implementadas. O desenvolvimento profissional alcançado pelos futuros docentes envolvidos foi comparado para identificação de obstáculos e avanços nesse processo. Questões de ordem epistemológica e de coerência entre a intervenção formativa e o modelo didático tomado como referência, pelos pesquisadores/formadores, para avaliar o desenvolvimento profissional inicial destes docentes são elencadas na tentativa de se entender por que, de modo geral, a mudança alcançada é pequena.

Palavras-chave : Formação de Professores; Pesquisa; Conhecimento; Ensino de Ciências; Ideias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )