SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciênciasFormação inicial de professores de física: a questão da inclusão de alunos com deficiências visuais no ensino regular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

ARRUDA, Sergio de Mello  y  PASSOS, Marinez Meneghello. Da psicanálise ao ensino de ciências: o "desejo do docente" e o "professor como um lugar". Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.01, pp.69-80. ISSN 1516-7313.

Apresentamos, neste trabalho, reflexões produzidas no contexto de um grupo de pesquisa, deflagradas a partir da seguinte questão: seria possível fundamentar a Formação de Professores como uma metáfora a Lacan? Como resposta positiva a esta questão, discutimos aqui dois exemplos: (i) inicialmente, apresentaremos a ideia de "desejo do docente", um conceito que poderia operar no campo da Formação de Professores de maneira semelhante ao desejo do analista no campo da Psicanálise; (ii) em seguida, a metáfora do "professor como um lugar". A apresentação de cada um dos pontos é seguida de extratos de diálogos entre pesquisadores, que ocorreram durante um encontro de pesquisa. Como foi possível mostrar, por meio da apresentação dos diálogos, a proposta de metaforizar frases da psicanálise de orientação lacaniana produziu discussões ricas em ideias e questões originais, dentro do enfoque geral de evidenciar suas implicações para o ensino de ciências e para a educação.

Palabras clave : Formação de Professores; Psicanálise; Ensino de Ciências; Lacan, Jacques.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )