SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Da psicanálise ao ensino de ciências: o "desejo do docente" e o "professor como um lugar"Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

LIMA, Maria da Conceição Barbosa  e  CASTRO, Giselle Faur de. Formação inicial de professores de física: a questão da inclusão de alunos com deficiências visuais no ensino regular. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.01, pp.81-98. ISSN 1516-7313.

A partir de inquietações a respeito de alunos deficientes visuais em salas de aula regulares de Física, surgiu a necessidade de se questionarem os futuros professores acerca do assunto em uma disciplina ministrada no período 2009/2 para alunos de licenciatura em Física. O objetivo foi perceber as evoluções apontadas pelos futuros docentes frente ao tema de inclusão de alunos com Deficiência Visual a partir de suas próprias reflexões sobre os debates gerados em aula. Para a coleta de informações, usamos quatro documentos escritos de três alunos que concluíram a disciplina: o questionário respondido no primeiro dia de aula; os "diários de bordo"; os trabalhos finais; e a avaliação do curso. A análise dos dados foi baseada na análise de discurso bakhtiniana. Notamos que os alunos evoluem em suas ideias sobre inclusão, se sensibilizam para as aulas com melhores adequações para deficientes visuais e se propõem a serem professores inclusivos.

Palavras-chave : Inclusão; Deficiência Visual; Análise de Discurso; Formação Inicial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )