SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01A intencionalidade para a aprendizagem significativa da biomecânica: reflexões sobre possíveis evidências em um contexto de formação inicial de professores de educação físicaA riqueza biológica do bioma Mata Atlântica nas representações das crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

ALMEIDA, David Figueiredo de. Concepções de alunos do ensino médio sobre a origem das espécies. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.01, pp.143-154. ISSN 1516-7313.

Este trabalho teve por objetivo analisar as concepções de estudantes de Ensino Médio, em Macapá (Amapá, Brasil), a respeito da origem das espécies. Por meio de questionários, observou-se a predominância da concepção criacionista descrita na Bíblia, em sua interpretação literal. A concepção evolucionista tendeu a ser mais frequente somente quando aplicada às espécies não humanas. Registraram-se, ainda, contradições entre algumas ideias dos alunos e a teoria da evolução, que também demonstrou ser pouco compreendida pelos pesquisados. Estas observações indicam a necessidade de intervenções educativas para minimizar a problemática observada, contribuindo para o maior diálogo entre as concepções dos alunos e o ensino de evolução.

Palabras clave : Evolução; Ensino de Evolução; Ensino de Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )