SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01A riqueza biológica do bioma Mata Atlântica nas representações das criançasAjofe e alcoometria: as escolas diante das mudanças socioculturais ligadas à produção de cachaça artesanal na microrregião de Abaíra, Bahia, Brasil. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

NEVES, Eduardo Borba; PICONCELLI, Maressa Cristina de Almeida; OLIVEIRA, Sophia Hideko Kohata  e  ROZEMBERG, Brani. Práticas de educação ambiental: breve diagnóstico em organizações militares do exército brasileiro. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.01, pp.173-186. ISSN 1516-7313.

Este trabalho teve por objetivo diagnosticar como a Educação Ambiental (EA) vem sendo desenvolvida no Exército Brasileiro. A abordagem utilizada foi a qualitativa. Foram selecionadas 52 unidades, de forma não probabilística e por conveniência. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas, enviado às organizações militares no segundo semestre de 2009. A análise dos dados deu-se por meio da análise de conteúdo. Pode-se constatar que as atividades de EA mais mencionadas foram: palestras, instruções ou reuniões; a preocupação com o lixo, rejeitos, reciclagem e uso dos recursos naturais; o plantio de mudas, proteção de áreas verdes e instrução de combate a incêndios. Entretanto, a maioria destas de caráter pontual e descontínuo, o que caracterizou uma EA de enfoque conservacionista. Apenas nos Colégios Militares, observaram-se ações que privilegiavam as ações contínuas e contextualizadas, no sentido de uma EA crítica, transformadora e emancipatória.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Exército Brasileiro; Meio Ambiente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )