SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Ajofe e alcoometria: as escolas diante das mudanças socioculturais ligadas à produção de cachaça artesanal na microrregião de Abaíra, Bahia, Brasil.Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

ALMEIDA, Cláudia; SOUZA, Diogo Onofre; FERREIRA, Maria Beatriz  y  WOFCHUK, Susana. Levantamento do uso de medicamentos por estudantes do ensino médio em duas escolas de Porto Alegre, RS, Brasil. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.01, pp.215-230. ISSN 1516-7313.

Estudo observacional foi realizado com estudantes de duas escolas de Ensino Médio, na cidade de Porto Alegre, RS (Brasil). Os dados foram obtidos por meio de questionário objetivo em sala de aula, após autorização da instituição e dos professores envolvidos e após assinatura do termo de consentimento pelos responsáveis. A maioria dos alunos participantes deste estudo referiu o uso de medicamentos, sobretudo indicados por profissionais da saúde e com conhecimento da família. Em geral, não sabiam dizer se tais substâncias poderiam causar algum problema. Propagandas de medicamentos na televisão foram assistidas pela quase totalidade dos estudantes, que referiram confiar muito pouco ou nada nos aspectos científicos por elas apresentados. Entretanto, 30% deles informaram que a propaganda influenciou o uso de medicamentos. Este estudo indica a necessidade de programas que visem conscientizar a população sobre os aspectos negativos do uso de medicamentos. Estes programas poderiam se dirigir aos jovens, às escolas, às famílias, às equipes de saúde e à mídia (especialmente a televisão).

Palabras clave : Medicamentos; Estudantes; Ensino Médio; Propaganda; Porto Alegre (RS).

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )