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Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

REZENDE, Flávia  y  OSTERMANN, Fernanda. Olimpíadas de ciências: uma prática em questão. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.01, pp.245-256. ISSN 1516-7313.

Neste trabalho questionamos a prática das olimpíadas escolares como uma das medidas de Estado que, pretensamente, visam à melhoria do ensino nas escolas públicas e, mais fortemente, as olimpíadas das ciências naturais, área de conhecimentos historicamente excludente. Com base na perspectiva histórico-cultural sobre aprendizagem, argumentamos contra a competitividade e a favor da colaboração nos processos educativos. A partir de análises da desigualdade escolar balizadas pela sociologia da educação, colocamo-nos contra a competição injusta entre estudantes já pré-selecionados por seu capital cultural. Defendemos que a interação, a colaboração e a democracia são valores defensáveis tanto do ponto de vista cognitivo ou educativo quanto do ponto de vista da formação humana. Concluímos sobre a necessidade de se investir em políticas que não sirvam apenas como tapa-buraco das condições ainda precárias da escola pública brasileira e que fomentem valores que possam produzir transformações na sociedade desigual em que vivemos.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Olimpíada Escolar; Política Educacional; Competitividade.

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