SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue02Investigando processos de autoria na produção do relatório de Iniciação Científica de um graduando em Química author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

PEREIRA, Alexsandro Pereira de; OSTERMANN, Fernanda  and  CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda. Um exemplo de “distribuição social da mente” em uma aula de física quântica. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.02, pp.257-270. ISSN 1516-7313.

Diversos estudos em psicologia, antropologia e sociologia desenvolveram a concepção na qual a mente é vista como algo que "se estende além da pele". O presente trabalho apresenta, no âmbito do ensino de física quântica, uma investigação sobre a distribuição social da mente a partir da análise de uma atividade desenvolvida com um grupo de graduandos em Física, mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Nossa análise mostrou que, nos debates mais polêmicos, a construção de significados na atividade surgiu por meio de um processo complexo de interanimação de vozes, no qual é impossível determinar quem solucionou o problema, assinalando um ou outro indivíduo isoladamente isto é, foi o grupo, enquanto "sistema", que desempenhou tal função no plano intermental.

Keywords : Abordagem Sociocultural; Ensino de Física Quântica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )