SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue02Um exemplo de “distribuição social da mente” em uma aula de física quânticaA história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

MASSI, Luciana  and  QUEIROZ, Salete Linhares. Investigando processos de autoria na produção do relatório de Iniciação Científica de um graduando em Química. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.02, pp.271-290. ISSN 1516-7313.

Neste trabalho, analisamos o relatório de Iniciação Científica produzido por um aluno de graduação em Química, a partir da perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa, como vem sendo divulgada por Eni Orlandi, especialmente quanto à noção de autoria. Orlandi distingue três tipos de repetição no processo de autoria: empírica, formal e histórica. Percebemos, na produção do relatório, o exercício da repetição empírica e formal, além do uso da repetição histórica, que demonstra a posição de autor ocupada pelo aluno. Essa investigação nos levou à percepção sobre a influência da Iniciação Científica na apropriação da linguagem científica, e indicou que esse processo se deu por meio da troca com os pares, da imitação de modelos, e, sobretudo, da vivência da pesquisa.

Keywords : Análise do Discurso; Autoria; Iniciação Científica; Química.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )