SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Um exemplo de “distribuição social da mente” em uma aula de física quânticaA história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

MASSI, Luciana  e  QUEIROZ, Salete Linhares. Investigando processos de autoria na produção do relatório de Iniciação Científica de um graduando em Química. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.02, pp.271-290. ISSN 1516-7313.

Neste trabalho, analisamos o relatório de Iniciação Científica produzido por um aluno de graduação em Química, a partir da perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa, como vem sendo divulgada por Eni Orlandi, especialmente quanto à noção de autoria. Orlandi distingue três tipos de repetição no processo de autoria: empírica, formal e histórica. Percebemos, na produção do relatório, o exercício da repetição empírica e formal, além do uso da repetição histórica, que demonstra a posição de autor ocupada pelo aluno. Essa investigação nos levou à percepção sobre a influência da Iniciação Científica na apropriação da linguagem científica, e indicou que esse processo se deu por meio da troca com os pares, da imitação de modelos, e, sobretudo, da vivência da pesquisa.

Palavras-chave : Análise do Discurso; Autoria; Iniciação Científica; Química.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )