SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

QUADROS, Ana Luiza de et al. A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em química. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.02, pp.309-321. ISSN 1516-7313.

Nos últimos anos, o olhar de educadores/pesquisadores brasileiros tem se voltado para a formação didática do professor de Ensino Superior. Seguindo esta tendência, investigamos a percepção dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Minas Gerais sobre a preparação para a docência, tanto no que vivenciam no curso como no que consideram importante como preparação para a docência no Ensino Superior. Percebemos que os estudantes sentem e expressam a necessidade da formação docente, mesmo com interesses nem sempre convergentes com uma boa preparação didático-pedagógica. As iniciativas oferecidas no programa em questão, a partir da última década, vêm ao encontro das necessidades descritas pelos pesquisados, mas precisam ser ampliadas, num processo amplamente reflexivo.

Palabras clave : Pós-Graduação; Ensino de Química; Ensino Superior; Formação Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )