SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue02A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em químicaA interação do ciclo da experiência de Kelly com o círculo hermenêutico-dialético para a construção de conceitos de biologia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

FREITAS, Zulind Luzmarina; CARVALHO, Lizete Maria Orquiza de  and  OLIVEIRA, Ernandes Rocha de. Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.02, pp.323-334. ISSN 1516-7313.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação de professores da universidade que atuam em licenciaturas de Física, Biologia e Matemática, procurando compreendê-la a partir de sua participação em um projeto de formação continuada de professores da rede pública de ensino. O referencial teórico, apoiado em Pierre Bourdieu e Paulo Freire, possibilitou a constituição de instrumentos para caracterizar o processo de formação como construção coletiva de uma estrutura formativa. Para isso, foi necessário considerar tanto a interação de professores da universidade entre si como aquela entre eles e os professores da escola. Os resultados revelaram que o envolvimento dos professores da universidade no projeto possibilitou-lhes a produção de conhecimento em um domínio para o qual normalmente não são chamados a fazê-lo, na prática da vida universitária, a saber: a docência.

Keywords : Formação de Professores; Formação de Formadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )