SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escolaThe motivational use of ICT in Environmental Education teachers' training índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

NEVES, Ricardo Ferreira das; CARNEIRO-LEAO, Ana Maria dos Anjos  e  FERREIRA, Helaine Sivini. A interação do ciclo da experiência de Kelly com o círculo hermenêutico-dialético para a construção de conceitos de biologia. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.02, pp.335-352. ISSN 1516-7313.

A pesquisa investigou o uso da temática contemporânea bioplásticos, para a construção dos conceitos: degradação, biodegradação e decomposição. Os alunos apresentaram dificuldades em sua construção, possivelmente porque envolviam fenômenos em nível molecular, que exigem grande capacidade de abstração, e, também, porque os aspectos que diferenciam esses processos entre si são bastante sutis. Os bioplásticos são bastante adequados nesse tipo de intervenção, visto que podem ser facilmente confeccionados nos laboratórios da escola e possibilitariam a observação in loco dos processos biológicos. Os pressupostos teóricos deste trabalho foram a Teoria dos Construtos Pessoais (Ciclo da Experiência) e a metodologia hermenêutica-dialética. Os resultados indicam que, inicialmente, os alunos tiveram dificuldades com questões relacionadas à terminologia e à percepção dos fenômenos em escala micro. Contudo, as concepções finais dos mesmos (individuais e coletivas) foram significativamente alteradas, pois os conceitos trabalhados se encontram muito próximos das definições científicas formais encontradas na literatura da área.

Palavras-chave : Bioplásticos; Processos Biológicos; Ciclo da Experiência de Kelly; Círculo Hermenêutico-Dialético.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )