SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue02Mudanças subjetivas de um estudante numa oficina de ciências e sua articulação com a dinâmica grupal e o papel das intervenções da professoraA prática pedagógica e a criação de um contexto favorável para a aprendizagem de ciências no Ensino Fundamental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

VENEU-LUMB, Fernanda  and  COSTA, Marco Antonio Ferreira da. Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.02, pp.403-418. ISSN 1516-7313.

Objetivou-se, aqui, analisar os discursos científico e religioso, de professores de ciências do Ensino Médio, e de representantes do senso comum (perfis variados, maiores de 18 anos, que não estão envolvidos diretamente na discussão sobre o tema, e não pertencem aos demais grupos estudados), sobre a definição de vida humana. Nesta pesquisa, com abordagem qualitativa, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Os dados foram analisados sob vários olhares teóricos. As "falas" dos sujeitos foram registradas e analisadas por meio de interpretação simples, buscando-se identificar os significados mais importantes. Ao se conjugarem múltiplos discursos, pretendeu-se gerar subsídios a serem utilizados em ambientes de educação formal e não formal em biociências e saúde. Ao se sistematizarem discursos que ordinariamente não são vistos juntos, e este é o ineditismo da pesquisa, buscou-se fornecer informações abrangentes para uso em aulas de ciências sobre vida humana, e, dessa forma, contribuir, significativamente, para o processo ensino-aprendizagem de ciências.

Keywords : Ensino de Ciências; Ensino Médio; Discurso Científico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )