SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg KerschensteinerEstudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

ALMEIDA, Marlisa Bernardi de  y  LIMA, Maria das Graças de. Formação inicial de professores e o curso de Pedagogia: reflexões sobre a formação matemática. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.02, pp.451-468. ISSN 1516-7313.

O presente artigo investiga a formação inicial matemática recebida pelos alunos concluintes do curso de Pedagogia para o exercício da docência em matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, buscando levantar questionamentos e discussões referentes a essa formação. A metodologia utilizada privilegia a pesquisa qualitativa. Os resultados revelam que a formação ofertada no curso de Pedagogia relega a formação matemática para o segundo plano, sendo totalmente insuficiente para atender as necessidades da formação inicial. A investigação nos alerta que os organizadores do currículo do curso de Pedagogia precisam urgentemente repensar a forma como vem acontecendo a dinâmica de trabalho referente à formação matemática de seus alunos ao longo do curso.

Palabras clave : Formação de Professores; Pedagogia; Ensino Superior; Ensino de Matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )