SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Formação inicial de professores e o curso de Pedagogia: reflexões sobre a formação matemáticaResistência e criação de uma gaia ciência em tempos líquidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

MORETTI, Méricles Thadeu; BRANDT, Célia Finck  e  FRANCO, Patrícia Lanzini. Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.02, pp.469-486. ISSN 1516-7313.

É muito comum perceber, nos livros didáticos, na própria fala do professor, o uso da negação como elemento essencial no ensino de matemática. A negação está presente, por exemplo, na proposição contrapositiva, no não-exemplo, no contraexemplo e na complementaridade. Discutiremos, neste texto, possibilidades de que o uso da negação e dessas formas de negação encontre, nos registros de representação semiótica de Duval, uma base de sustentação e possa apontar caminhos para a aprendizagem matemática.

Palavras-chave : Negação; Contrapositiva; Contraexemplo; Não-Exemplo; Complementar; Registros de Representação Semiótica; Aprendizagem Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )