SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

HENNING, Paula. Resistência e criação de uma gaia ciência em tempos líquidos. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.02, pp.487-502. ISSN 1516-7313.

O presente artigo busca problematizar o campo da ciência a partir do Paradigma Moderno. Provocando o saber científico, pretendo anunciar as marcas do paradigma que constituiu a ciência como a grande e única forma legítima de produzir conhecimento válido. Anunciando um novo tempo contemporâneo, o estudo traz, para discussão, o conceito de Zygmund Bauman sobre Modernidade Líquida. A partir dessas modificações e rachaduras no projeto mais duro de Modernidade, trago o filósofo Friedrich Nietzsche para pensar uma Gaia Ciência, como estratégia de resistência e criação de outras formas de fazer e pensar o campo da ciência na atualidade. Falo de uma ciência do contrassenso, que alia o riso e sabedoria. Um saber alegre que dá as costas à pretensiosa intenção do homem moderno: a obtenção do saber profundo.

Palabras clave : Ciência; Paradigma Moderno; Modernidade Líquida; Gaia Ciência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )