SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03Lei da gravitação universal e os satélites: uma abordagem histórico-temática usando multimídiaUtilização de uma ferramenta multimídia para identificação de Artrópodes: avaliação de estudantes do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SANT'ANA, Claudinei de Camargo; AMARAL, Rúbia Barcelos  y  BORBA, Marcelo de Carvalho. O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.03, pp.527-542. ISSN 1516-7313.

Este artigo apresenta uma pesquisa que é resultado de cursos online de formação continuada de professores, concebidos a partir de uma parceria entre a UNESP e uma rede nacional de escolas de Ensino Básico. Os cursos buscavam familiarizar os professores de Matemática com os recursos da tecnologia informática, especificamente dois softwares, o Geometricks e o Winplot, no que diz respeito à utilização destes na sala de aula. Após alguns anos da realização dos mesmos, na pesquisa aqui descrita, objetivamos identificar "se e como" os softwares foram incorporados à prática profissional, em um cenário em que os professores podem contar com laboratórios, formação continuada e suporte técnico. A partir de entrevistas online, pudemos mapear as diferentes escolhas dos professores: não-uso; uso de forma semelhante (ou não) à vivenciada no curso online, e o uso interdisciplinar, mostrando variadas formas pelas quais os professores "retraduziram" o curso para sua prática.

Palabras clave : Formação Continuada de Professores; Ensino a Distância; Software Educacional; Educação Matemática; Tecnologia Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )