SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03Utilização de uma ferramenta multimídia para identificação de Artrópodes: avaliação de estudantes do ensino fundamentalO papel das interações sociais e de atividades propostas para o ensino-aprendizagem de conceitos químicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

OLIVEIRA, Thiago Ranniery Moreira de. Encontros possíveis: experiências com jogos teatrais no ensino de ciências. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.03, pp.559-573. ISSN 1516-7313.

O que pode acontecer entre o Teatro e o Ensino de Ciências? Quais as potencialidades da composição Ensino de Ciências com jogos teatrais? Que agenciamentos podem surgir desse encontro? Ao seguir as trilhas da filosofia da diferença em educação, inspirada em Gilles Deleuze, investiga-se, a partir de uma cartografia, a experiência da oficina de teatro Ciência inCena. Nela, alunos-atores escolheram o conteúdo de peixes a ser trabalhado a partir de jogos teatrais. O processo de montagem de Pedro e o mar ou como os peixes hão de voar indica possibilidades de se pensar outras narrativas para os sujeitos e objetos das aulas de ciências e as relações que os comportam.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Jogo Teatral; Teatro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )