SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue03As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunosSemiótica e as ações cognitivas dos alunos em atividades de modelagem matemática: um olhar sobre os modos de inferência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

SA, Marilde Beatriz Zorzi; CEDRAN, Jaime da Costa  and  PIAI, Débora. Modelo de integração em sala de aula: drogas como mote da interdisciplinaridade. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.03, pp.613-621. ISSN 1516-7313.

O presente trabalho apresenta a descrição e resultados de uma atividade trabalhada com alunos do Ensino Médio e cujo tema abordado foram "as drogas". A ideia era que, utilizando um tema de grande repercussão e interesse dos jovens, amplamente discutido e de vasta relevância social, poder-se-ia trabalhar de maneira interdisciplinar e de forma contextualizada, contribuindo para a construção de conhecimentos relacionados ao ensino de Ciências. Nessa perspectiva, foi proposta uma sequência de atividades interdisciplinares, como pesquisas, produção de painéis e elaboração de reportagem, dentro do referido tema, que revelaram a importância da integração dos saberes e a reflexão sobre o assunto trabalhado. Os resultados obtidos mostraram que o interesse e o envolvimento dos alunos foram grandes, o que possibilitou a aquisição de aprendizagens realmente significativas.

Keywords : Ensino Médio; Drogas; Interdisciplinaridade; Ensino de Ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )