SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03Semiótica e as ações cognitivas dos alunos em atividades de modelagem matemática: um olhar sobre os modos de inferênciaAnálise de um processo de reforma curricular vivenciado por professores formadores de nutricionistas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

LEIVAS, José Carlos Pinto. Pitágoras e van Hiele: uma possibilidade de conexão. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.03, pp.643-655. ISSN 1516-7313.

Este trabalho analisa como um grupo de alunos da licenciatura em Matemática e de professores em ação continuada enuncia e representa o Teorema de Pitágoras. A pesquisa tem conotação qualitativa e foi realizada num evento de Educação Matemática, durante a realização de uma oficina sobre os níveis de van Hiele, no segundo semestre do ano de 2010. Aspectos de visualização e representação foram observados, e constatamos que a maioria absoluta dos sujeitos investigados não expressa corretamente o teorema numa linguagem matemática apropriada, estabelecendo conflitos cognitivos entre aspectos de medida e de formas. Além disso, as representações do teorema, feitas pelos sujeitos, se limitam, quando o fazem, a uma única situação, e não dão sinais de identificarem uma generalização do teorema, além do aspecto geométrico de construir quadrados sobre os lados de um triângulo retângulo.

Palabras clave : Teorema de Pitágoras; Teoria de van Hiele; Educação Geométrica; Educação Matemática; Formação de Professores; Ensino de Matemática; Ensino Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )