SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue03Pitágoras e van Hiele: uma possibilidade de conexãoFormação docente: reflexões sobre o estágio curricular author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

COSTA, Ester de Queirós  and  RIBEIRO, Victoria Maria Brant. Análise de um processo de reforma curricular vivenciado por professores formadores de nutricionistas. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.03, pp.657-673. ISSN 1516-7313.

Apresenta-se a análise de um processo de reforma curricular vivenciado por professores formadores de nutricionistas, iniciado em 2007. Objetiva-se contribuir para a discussão desse tema, ainda pouco explorado na literatura sobre formação de nutricionistas. Utilizou-se questionário, enviado, em 2009, por meio eletrônico. As questões seguiram orientação do Projeto Pedagógico do Curso. Participaram 23 professores responsáveis por 21 das 37 disciplinas do período avaliado. Revelou-se dificuldade docente para implantar metodologias ativas de ensino-aprendizagem e avaliar competências e habilidades; necessidade de reuniões periódicas dos gestores com professores para os ajustes necessários; professores empenhados em integrar conteúdos de diferentes disciplinas, teoria e prática na apresentação dos conteúdos e atividades de ensino com atividades de pesquisa. Debateram-se os resultados em reunião entre professores e estudantes da instituição pesquisada. O instrumento utilizado para a pesquisa se mostrou eficiente em apontar alguns dos obstáculos à reforma em curso e possíveis caminhos para transpô-los.

Keywords : Ensino Superior; Nutrição; Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )