SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03Análise de um processo de reforma curricular vivenciado por professores formadores de nutricionistasProfessor pesquisador - educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

ROSA, Jeâni Kelle Landre; WEIGERT, Célia  y  SOUZA, Ana Cristina Gonçalves de Abreu. Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.03, pp.675-688. ISSN 1516-7313.

O presente artigo apresenta reflexões e discussões sobre a importância e o papel do estágio curricular na formação prática de alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. A partir da análise do estágio curricular dos acadêmicos do 7º e 9º período, foram identificados os aspectos favoráveis e desfavoráveis e formuladas sugestões que visam melhorar a qualidade do mesmo. A pesquisa acerca da realidade e dos problemas do estágio supervisionado foi realizada por meio de análise documental (diário de campo e narrativas) e questionários. Com auxílio da literatura especializada, conseguimos aprofundar a compreensão dos mecanismos de articulação entre teoria e prática no cotidiano escolar, o que poderá contribuir para a construção de um currículo mais coerente com a realidade da sala de aula da Educação Básica.

Palabras clave : Estágio; Formação de Professores; Ensino Superior; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )