SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03Professor pesquisador - educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciaisMemória de velhas professoras: a natureza e a relação sociedade-natureza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; TREVISOL, Maria Teresa Ceron  y  CORCETTI, Maria Lucinda. Formação de futuros professores de matemática: uma experiência com ações pedagógicas não formais. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.03, pp.703-720. ISSN 1516-7313.

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida com alunos de um curso de licenciatura em matemática que participam de um programa de filantropia. O principal objetivo deste texto é investigar as possíveis contribuições que o envolvimento de futuros professores em ações pedagógicas não formais pode trazer para a sua formação. Pretende, ainda, verificar quais as percepções que os licenciandos, que participam desse programa, têm sobre a carreira docente, sua inserção no curso de licenciatura em matemática e no programa, e as relações dessa participação com possíveis aprendizagens da docência. De abordagem qualitativa, trata-se de um estudo de caso, cujos dados foram obtidos a partir de um questionário composto por perguntas abertas. As referências diretas aos aspectos considerados positivos em relação a ações desenvolvidas no programa, quando de suas respostas ao questionário, trazem fortes indícios de que o envolvimento dos futuros professores nestas ações contribuiu para a sua formação docente.

Palabras clave : Formação de Professores; Docência; Ensino de Matemática; Ensino Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )