SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03Formação de futuros professores de matemática: uma experiência com ações pedagógicas não formaisA percepção do professor de biologia e a sua formação: a educação ambiental em questão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MERCADANTE, Marilu  y  CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. Memória de velhas professoras: a natureza e a relação sociedade-natureza. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.03, pp.721-736. ISSN 1516-7313.

Este artigo tem como objetivo identificar, a partir da memória de velhas professoras, as concepções de natureza e de relação sociedade-natureza presentes nos depoimentos de professoras que atuaram na rede pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, nas décadas de 1960 e 1970. Constatou-se, por meio das leituras das narrativas, que as professoras apresentam a natureza por meio de diferentes concepções. No que diz respeito à relação sociedade-natureza, evidencia-se a relação conflituosa que se estabelece entre o homem e a natureza. No geral, o homem foi apresentado como aquele que destrói a natureza, caracterizado pelas professoras como ruim e ignorante. Tentar compreender como a natureza e a relação sociedade-natureza se fazem presentes na memória dessas professoras pode contribuir para a construção de novas formas de relação sociedade-natureza nos dias atuais.

Palabras clave : Natureza; Sociedade; Memórias; Idoso; Educação Ambiental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )