SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03Memória de velhas professoras: a natureza e a relação sociedade-natureza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

GUIMARAES, Simone Sendin Moreira  y  INFORSATO, Edson do Carmo. A percepção do professor de biologia e a sua formação: a educação ambiental em questão. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.03, pp.737-754. ISSN 1516-7313.

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar as percepções dos professores de Biologia do município de Piracicaba, SP, e dos alunos concluintes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas em relação à presença da Educação Ambiental em sua formação inicial, a fim de discutir a inserção da temática na universidade em geral e, especificamente, na licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados indicam que o professor de Biologia ainda necessita de uma formação mais crítica em relação à educação ambiental e que, numa perspectiva complexa, essa formação necessita ser tratada de forma mais rigorosa na universidade e nas licenciaturas em Ciências Biológicas para que os profissionais formados possam atuar, efetivamente, na formação cidadã para uma sociedade mais sustentável.

Palabras clave : Formação de Professores; Educação Ambiental; Ensino de Biologia; Ensino Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )