SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue04La medición de la capacidad de resolución de problemas en las ciencias experimentalesEnsino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

FEJES, Marcela et al. Contribuições de um encontro juvenil para a enculturação científica. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.04, pp.769-786. ISSN 1516-7313.

Este trabalho apresenta a análise de um evento de divulgação científica, organizado, segundo a estrutura usual em congressos, como ação didático-pedagógica voltada para a enculturação científica. Alunos de uma rede pública de Ensino Fundamental II, que participaram de projetos investigativos, foram convidados a divulgar e debater resultados de suas pesquisas em um encontro de investigação científica. Eles também participaram de uma palestra sobre metodologias científicas, meio ambiente e história do município em que vivem. Cada atividade teve como objetivo mobilizar habilidades e conhecimentos específicos da ciência. A vivência nesse tipo de evento possibilitou-lhes perceber que a ciência e a comunicação fazem parte da sociedade e da cultura, pois puderam ouvir, discutir e refletir sobre o processo de trabalho investigativo e seus produtos finais. Como resultado, consideramos que houve vivência de um processo de enculturação científica enriquecido pelas contribuições de diversos atores sociais e instituições.

Keywords : Ensino Fundamental; Evento; Divulgação Científica; Projeto de Pesquisa; Literacia Científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )