SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número04Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinarDiferentes abordagens sobre o tema saúde e ambiente: desafios para o ensino de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MOREIRA, Leonardo Maciel. Oxigênio: uma abordagem filosófica visando discussões acerca da educação em ciências - parte 1: poder e ambição. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.04, pp.803-818. ISSN 1516-7313.

A História e Filosofia da Ciência (HFC) tem se tornado um campo com significativas inserções no Ensino de Ciências. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar uma análise do texto teatral Oxigênio visando à abordagem da HFC. Especificamente, será apresentada uma análise sobre a construção do conceito cientista, focalizando as temáticas poder e ambição. O texto teatral foi analisado utilizando-se a Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana. A análise explicitou a problematização de questões com respeito a motivação, interesses, ética e trabalho científico. Esses aspectos estão inseridos no escopo das discussões abarcadas pela HFC no sentido de se atingir a alfabetização científica.

Palabras clave : Educação em Química; História da Ciência; Filosofia da Ciência; Peça Teatral; Análise do Discurso; Alfabetização Científica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )