SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número04Diferentes abordagens sobre o tema saúde e ambiente: desafios para o ensino de ciênciasHistória e memória do ensino de física no Brasil: a Faculdade de Medicina de São Paulo (1913-1943) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SANTOS, Cintia Aparecida Bento dos  y  CURI, Edda. A formação dos professores que ensinam física no ensino médio. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.04, pp.837-849. ISSN 1516-7313.

Este artigo apresenta dados coletados em nossa pesquisa de doutorado. Temos por objetivo refletir sobre o quadro referente à formação dos professores que ministram a disciplina de física no Ensino Médio. Analisamos dados do Mec/Inep sobre a formação dos professores que ministram a disciplina de física no Brasil e do Censo Escolar da Educação Básica. Constatamos que os professores que ministram a disciplina de física no Ensino Médio são, na maioria, licenciados em matemática; e, levando em consideração autores que discutem a formação de professores, analisamos as ementas das disciplinas de física, bem como sua carga horária e os conteúdos ministrados em 27 cursos de licenciatura em matemática de instituições de Ensino Superior. Concluímos que os dados são preocupantes, pois, além de serem poucos os professores com formação específica na área de física, os demais docentes que ministram esta disciplina não têm formação adequada para atuar nessa área do conhecimento.

Palabras clave : Formação de Professores; Ensino Médio; Ensino de Física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )