SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número04Concepciones epistemológicas del profesorado de biología en ejercicio sobre la enseñanza de la biologiaEstudo de planejamento e design de um módulo instrucional sobre o sistema respiratório: o ensino de ciências para surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

CARVALHO, Julio Cesar Queiroz de; COUTO, Sheila Gonçalves do  e  BOSSOLAN, Nelma Regina Segnini. Algumas concepções de alunos do ensino médio a respeito das proteínas. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.04, pp.897-912. ISSN 1516-7313.

O conceito de proteína e sua síntese são importantes para a compreensão de processos em biotecnologia, por exemplo, a produção de novos fármacos, área em avanço nas últimas décadas. Assim, o objetivo desse trabalho foi verificar, dentre alunos do Ensino Médio, quais tipos de concepções eles têm ou trazem sobre proteína e síntese proteica, e que tipo de influência pode ter contribuído para a formulação de tais concepções, através de um questionário diagnóstico, composto por questões abertas, aplicado a 133 alunos de uma escola pública e de uma particular. Os resultados analisados basearam-se em categorização de respostas. Concluímos que, mesmo os alunos já tendo estudado assuntos relativos a proteínas, ainda carregavam traços de concepções alternativas, o que forneceu informações valiosas sobre possíveis falhas no processo de aprendizagem. Assim, para que haja uma "ressignificação" desses conceitos, é necessário que as discussões desse tema sejam ampliadas, vinculando-os aos conteúdos correlatos previamente trabalhados.

Palavras-chave : Proteína; Ensino de Biologia; Ensino Médio; Ensino-Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )