SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número04Estudo de planejamento e design de um módulo instrucional sobre o sistema respiratório: o ensino de ciências para surdosGeometria na educação infantil: da manipulação empirista ao concreto piagetiano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SILVA, Maria do Carmo Lobato da  y  OLIVEIRA, Marinalva Silva. Apropriação participatória mediante interação verbal por tríades de crianças durante a resolução de problemas matemáticos. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.04, pp.931-950. ISSN 1516-7313.

Buscou-se compreender como ocorre a apropriação de conhecimentos mediante interação verbal por tríades de crianças com e sem relação de amizade quando participam conjuntamente de tarefas matemáticas. Participaram 24 alunos da 3ª série do Ensino Fundamental, agrupados em quatro tríades com relação de amizade (TCRA) e quatro tríades sem relação de amizade (TSRA). A seleção para agrupá-los nas tríades ocorreu por meio de entrevista buscando conhecer o vínculo afetivo. As interações foram registradas com filmadora e gravador, transcritas e analisadas segundo o método microgenético. Os resultados mostraram que as TCRA evidenciaram uma interação verbal mais intensa, provocando maior apropriação de conhecimentos entre os participantes do que nas TSRA. Verificou-se que um contexto cooperativo ensejou maiores possibilidades do uso de uma linguagem comum, facilitando, desta forma, o entendimento, bem como a negociação em caso de discordância entre os participantes.

Palabras clave : Ensino Fundamental; Interação Verbal; Ensino de Matemática; Tríade; Amizade; Afetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )