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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SOUZA, Simone de  e  FRANCO, Valdeni Soliani. Geometria na educação infantil: da manipulação empirista ao concreto piagetiano. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.04, pp.951-963. ISSN 1516-7313.

Refletir sobre os conhecimentos de geometria do professor de educação infantil e as concepções epistemológicas que fundamentam suas condutas pedagógicas foi o objetivo de nossa pesquisa. A análise dos discursos indicou boa vontade das professoras para o trabalho geométrico, entretanto o desconhecimento da geometria enquanto teoria e a enraizada concepção epistemológica empirista, reportaram à ideia de que este conhecimento está nos objetos, bastando sua manipulação para que haja aprendizagem. Assim, caberia às crianças, por meio de estímulos e da organização dos materiais manipuláveis pelos docentes, a descoberta das formas geométricas presentes no mundo que as rodeia. Buscamos, na epistemologia genética de Jean Piaget, as bases sólidas para contribuições à reflexão e atuação de professores.

Palavras-chave : Educação Infantil; Ensino de Geometria; Análise do Discurso; Aprendizagem; Piaget, Jean.

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