SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número04Calculus infinitesimalis: uma teoria entre a razão e o mito? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro; GASPAR, Alberto  y  VILLANI, Alberto. A influência do discurso do professor na motivação e na interação social em sala de aula. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.04, pp.997-1010. ISSN 1516-7313.

Estudos têm mostrado a importância das interações sociais desencadeadas em sala de aula como fundamentais para a aprendizagem dos alunos. Contudo, o professor deve ser capaz de motivar os estudantes para se envolverem mais ativamente com as atividades de ensino propostas. Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre as interações sociais desenvolvidas no contexto de uma sala de aula do Ensino Médio, que explicou os princípios da conservação da energia mecânica com uma aula experimental de demonstração. O principal objetivo era entender como o discurso do professor pode contribuir para o bom nível de motivação do aluno durante uma aula. As entrevistas com professor e alunos e todo o processo de interação durante as atividades foram gravados, transcritos e analisados . Os resultados ressaltam a importância da abordagem discursiva dos professores para manter o processo de motivação entre os alunos.

Palabras clave : Interação Social; Ensino Médio; Ensino de Ciências; Motivação; Discurso do Professor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )