SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Metodologias de pesquisa no ensino de ciências na América Latina: como pesquisamos na década de 2000Elaborando um perfil conceitual de equação: desdobramentos para o ensino e a aprendizagem de matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SANGIOGO, Fábio André; HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel; HUNSCHE, Sandra  y  MALDANER, Otavio Aloisio. Pressupostos epistemológicos que balizam a situação de estudo: algumas implicações ao processo de ensino e à formação docente. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.01, pp.35-54. ISSN 1516-7313.

Frente às propostas de ensino baseadas em temas que sinalizam reconfiguração curricular, objetiva-se identificar e apresentar pressupostos epistemológicos presentes na Situação de Estudo (SE), bem como destacar implicações destes no ensino e na formação docente. A pesquisa é de natureza qualitativa, desenvolvida mediante a análise de textos publicados que referenciam a SE, e de uma entrevista semiestruturada realizada com um professor idealizador da proposta. A análise dos materiais permite inferir que o principal referencial epistemológico da SE é o bachelardiano, e, no âmbito educacional, o vigotskiano. Contudo, assumir esses referenciais implica construir programas escolares que considerem aspectos do cotidiano do estudante para que, nas interações assimetricamente estabelecidas sobre o objeto em estudo, possa apropriar-se do conhecimento historicamente produzido. Para isso, sinalizasse a necessidade de discussões de cunho epistemológico na formação docente, para além dos educacionais, para que se desenvolva um ensino mais coerente com as Ciências e significativo aos estudantes.

Palabras clave : Situação de Estudo; Epistemologia; Ensino de Ciências; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )