SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Elaborando um perfil conceitual de equação: desdobramentos para o ensino e a aprendizagem de matemáticaInterface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

NIETO, Rodrigo Zuza  y  BAIRRAL, Marcelo Almeida. “Poliedro é um sólido, correto?”: um estudo com graduandos interagindo em um chat sobre a definição de poliedro. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.01, pp.73-88. ISSN 1516-7313.

Na pesquisa educacional, são escassos os estudos que analisam a construção de conceitos geométricos mediante interações à distância. Essa investigação está focada no entendimento de futuros professores sobre a definição de poliedro. O artigo é fruto de uma pesquisa que analisa interações em ambientes virtuais de aprendizagem. Apresentaremos, resumidamente, o cenário que foi elaborado para ser um curso sobre poliedros estrelados e, posteriormente, analisaremos as interações em um de seus espaços: o chat. A investigação sublinha que a análise em um chat deve movimentar-se de uma visão global para uma visão focada nas reflexões individuais/coletivas. O chat mostrou ser um cenário que oportunizou, aos graduandos, refletirem sobre a definição de poliedros em três âmbitos: um no contexto dos sólidos geométricos, um focado nos seus elementos (faces, arestas e vértices) e outro centrado no número de dimensões.

Palabras clave : Ambiente Virtual de Aprendizagem; Chat; Ensino de Matemática; Poliedro; Geometria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )