SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01“Poliedro é um sólido, correto?”: um estudo com graduandos interagindo em um chat sobre a definição de poliedroIncidencia de un ambiente de aprendizaje blended, en la transformación de competencias matemáticas en estudiantes universitarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SAITO, Fumikazu  y  DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.01, pp.89-111. ISSN 1516-7313.

Este artigo propõe a construção de uma interface entre história e ensino de matemática a partir de um diálogo entre historiadores e educadores da matemática. Para tanto, consideramos aspectos epistemológicos e metodológicos ligados à história da matemática, pautada em tendências historiográficas atuais, juntamente com a metodologia baseada no movimento lógico-histórico. A interface contemplou o movimento do pensamento na formação dos conceitos e o contexto no qual tais conceitos foram desenvolvidos, de modo a conduzir à reflexão sobre o processo histórico da construção do conhecimento para a elaboração de atividade didática. Esta atividade teve por base um documento do século XVI dedicado à construção e uso de “instrumentos matemáticos”, e sua elaboração levou em consideração uma intencionalidade e um plano de ação que viabilizaram o seu desenvolvimento. A organização do ensino articulou as conexões internas e externas trazidas pela análise do documento e a forma do pensamento do desenvolvimento do conceito.

Palabras clave : História da Matemática; Ensino de Matemática; Atividade Didática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )