SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Incidencia de un ambiente de aprendizaje blended, en la transformación de competencias matemáticas en estudiantes universitariosAnálise crítica das analogias do livro didático público de química do estado do Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

REGIANI, Anelise Maria  y  MOL, Gerson de Souza. Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em química. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.01, pp.123-134. ISSN 1516-7313.

A partir do ingresso de uma aluna cega no curso de licenciatura em Química de uma universidade pública, foi desenvolvida a presente reflexão sobre a inclusão de alunos deficientes visuais em cursos superiores de Química. Os docentes deste curso responderam a um questionário no qual expressaram temores e ideias sobre inclusão e iniciativas em sala de aula. Verificou-se que a educação inclusiva neste nível requer a reconstrução do sistema de ensino, com superação de várias barreiras pedagógicas. A maioria dos docentes apontou a carência de materiais didáticos e o despreparo para a interação com as necessidades específicas como causa principal da dificuldade na formação da discente cega. Apesar disso, a presença e a convivência desta aluna com os colegas contribuem para a formação de professores mais capacitados para lidar com as diferença, por vivenciarem o processo de inclusão e, dessa forma, acreditarem que isso é possível e viável.

Palabras clave : Deficiente Visual; Necessidade Educacional Especial; Ensino Superior; Ensino de Química; Inclusão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )