SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em químicaA ficção científica e o estranhamento cognitivo no ensino de ciências: estudos críticos e propostas de sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

BERNARDINO, Mychelle Amorim Defenti; RODRIGUES, Maria Aparecida  e  BELLINI, Luzia Marta. Análise crítica das analogias do livro didático público de química do estado do Paraná. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.01, pp.135-150. ISSN 1516-7313.

As analogias no âmbito da educação, em particular nas ciências da natureza, podem ser consideradas um recurso com grande potencial didático no processo ensino-aprendizagem, já que têm a função de auxiliar o aluno na compreensão de conceitos e fenômenos desconhecidos, por meio de comparações de atributos de similaridade com outros já conhecidos. Tendo em vista que os livros didáticos são, em muitos casos, o principal material utilizado, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as analogias do Livro Didático Público de Química do Estado do Paraná. Como resultados, foram encontradas vinte e cinco analogias, abrangendo diferentes tópicos de Química do livro. Os tópicos que apresentaram predominância de analogias foram os de ligações químicas e estrutura atômica. De acordo com o critério nível de enriquecimento, vinte e duas das analogias encontradas são simples, ou seja, compartilham um único atributo.

Palavras-chave : Livro Didático; Ensino de Química; Analogia; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )